Notícias

Conheça o trator elétrico para vinhedos

20 de dezembro de 2021

Conheça o trator elétrico para vinhedos

O nome é Straddle Tractor Concept. Trata-se de um trator conceito projetado especificamente para atender às exigências dos vinhedos estreitos, típicos das regiões vinícolas premium da França, como Champagne, Médoc e Borgonha. A máquina foi desenvolvida pela New Holland em parceria com a  italiana Pininfarina, que desenvolveu um design futurista em torno da cabine. Mas a grande novidade é que a tração da máquina é elétrica.

Os vinhedos da região produzem vinhos de alta qualidade e alto valor a partir de uvas cultivadas em fileiras com menos de um metro e meio de largura, geralmente em encostas íngremes e em pequenos vinhedos. Nestas condições, a colheita é feita manualmente e a maior parte dos trabalhos de manutenção da vinha é efetuada por meio de um trator que se desloca por cima das filas.

O design exterior geral se destaca pelas linhas fluídas e dinâmicas de inspiração automotiva. A moldura exposta confere um aspecto esportivo. O formato da cabine, inclinado na direção de trabalho, adiciona dinamismo ao veículo. O design da frente da máquina combina função com estilo. Inspirado no formato de uma taça de champanhe – alta, larga na parte superior e que vai afilando na parte inferior – é uma referência para os viticultores premium que constituem a sua principal base de clientes. Esta forma, juntamente com o vidro envolvente, fornece ao operador uma visibilidade excepcional nas vinhas e em toda a volta.

O interior é acessado por uma grande porta única e tem assento giratório. O uso de madeira contribui para o toque luxuoso da cabine, que se conecta em aspecto novamente com o tipo de negócio do cliente, vinculado à madeira de barris de vinho.

“O conceito inovador de trator Straddle oferece um vislumbre do futuro que os produtores de vinho premium com vinhedos estreitos e de alto valor podem aspirar”, afirma Carlo Lambro, presidente mundial da New Holland.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/