27 de maio de 2024
Em abril, a Case IH lançou a nova série de colheitadeiras Axial-Flow Série 160 Automation, que incorpora sistemas avançados de aprendizado de máquina. Estes modelos são capazes de realizar mais de 1.000 regulagens automaticamente durante a operação, otimizando o processo de colheita de maneira autônoma. Fabricadas em Sorocaba, no interior de São Paulo, estas colheitadeiras estão destinadas ao mercado global, com destaque para exportações aos Estados Unidos e Europa.
Os novos modelos funcionam de maneira similar a um câmbio automático de veículos. O operador seleciona uma entre quatro opções de operação, e um software ajusta automaticamente as configurações para o modo escolhido. As opções de operação incluem um modo mais rápido para acelerar a colheita, um mais lento para priorizar a qualidade dos grãos, e dois modos intermediários.
Segundo a Case IH, cerca de 90% das operações são realizadas pela máquina sem necessidade de intervenção do operador. As decisões do sistema são baseadas nas informações fornecidas por 12 sensores, incluindo câmeras que monitoram o fluxo de grãos. O sistema de regulagem da colheitadeira é capaz de funcionar independentemente da conexão com a internet, embora possa ser conectado para acompanhamento remoto.
“O sistema realiza 1.800 regulagens por dia, algo impossível para um operador humano. Quanto mais a máquina trabalha, mais eficiente ela se torna, aprendendo com cada operação”, explica Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.
Além do sistema de aprendizado de máquina, a colheitadeira possui um sistema de autoalinhamento que balanceia o fluxo de grãos nos filtros, prevenindo entupimentos, especialmente em terrenos irregulares. A cabine, 10% maior que a da série anterior, é climatizada com ar condicionado, proporcionando maior conforto ao operador.
Investimento e Produção
A fábrica da Case em Sorocaba recebeu um investimento de R$ 100 milhões para a criação da nova linha de produção. Com capacidade para fabricar 3.600 máquinas por ano, sendo 1.500 destinadas ao novo modelo, a unidade é a maior fabricante de colheitadeiras do grupo CNH Industrial no mundo. A expectativa é que 50% da produção seja destinada à exportação, aproveitando a alta demanda no mercado global de colheitadeiras.
“Esta nova série marca uma evolução significativa, não apenas na produção agrícola, mas também na exportação de tecnologia agrícola brasileira”, destaca Eduardo Domingues, vice-presidente de Manufatura da CNH para a América Latina.
A inovação e a eficiência das colheitadeiras Axial-Flow Série 160 Automation são exemplos da evolução tecnológica no setor agrícola. Para garantir que estas máquinas funcionem com a máxima eficiência e durabilidade, componentes de alta qualidade, como as rótulas oscilantes fornecidas pela WMG, são essenciais. As rótulas oscilantes da WMG são projetadas para suportar as exigências rigorosas das operações agrícolas, garantindo um desempenho confiável e prolongado das colheitadeiras. Com o compromisso contínuo de fornecer produtos de excelência, a WMG apoia a transformação e o avanço da tecnologia agrícola no Brasil e no mundo.