Notícias

Plano de manutenção de retroescavadeira

17 de janeiro de 2022

Plano de manutenção de retroescavadeira

manutenção preventiva é essencial para garantir a longevidade dos equipamentos da frota. É recomendável um consistente plano de manutenção de retroescavadeira, com procedimentos que incluam análise de óleo hidráulico e do motor, emprego de graxas específicas recomendadas pelos fabricantes, incluindo a manutenção preditiva, que antevê e evita problemas decorrentes das horas trabalhadas e condições de uso do equipamento.

Para Silva, o correto é fazer a manutenção preventiva-preditiva e evitar a corretiva. Ele compara esse controle ao mesmo cuidado que se deve ter com a saúde humana. “O colesterol não mata de um dia para o outro, mas as pessoas fazem o acompanhamento para serem saudáveis, sem acúmulo de gordura no sangue. Da mesma forma, as partículas contaminantes em um equipamento não devem se concentrar no óleo, senão ele perde a vitalidade”.

O plano de manutenção faz parte dos serviços de pós-venda das concessionárias, que estabelecem contratos diferenciados conforme a aplicação do equipamento. O objetivo é assegurar as manutenções previstas no manual da retroescavadeira, com procedimentos como ajuste ou regulagem da válvula do motor a cada 1000 horas ou mais, testes de pressão, limpeza ou troca dos sistemas de respiro de componentes como motor, tanque hidráulico e tanque de combustível, entre outros.

A análise de óleo é uma das etapas desse serviço, e fornece informações sobre a viscosidade além de detectar a presença de elementos químicos, o que pode indicar desgastes prematuros e alto teor de ferro, cobre, sílica e outros agentes. Durante o procedimento, o filtro é cortado e tem seu conteúdo inspecionado para se identificar a existência de limalha.

“O técnico também faz uma inspeção visual detalhada para diagnosticar possíveis ocorrências no equipamento, checando painel, sistema de iluminação, possibilidade de vazamentos nas mangueiras e em toda a estrutura”, conclui Silva.

Fonte: https://www.aecweb.com.br/