Notícias

Importância da manutenção das máquinas agrícolas

29 de novembro de 2021

Importância da manutenção das máquinas agrícolas

Maior produtividade no campo com intervalos menores entre as safras exige cuidados para manter os equipamentos em boas condições de uso

A manutenção preventiva é muito importante para garantir o bom funcionamento do equipamento e também para prolongar a sua vida útil, evitando quebras inesperadas e desgastes prematuros, além de garantir eficiência, produtividade e assegurar o valor do equipamento na hora da revenda.

Por isso, é necessário seguir as recomendações do manual do fabricante do equipamento, sendo necessário que o produtor treine o operador para fazer as checagens diárias de componentes importantes do motor, ter um plano de manutenção da frota e contar com um especialista para executar os serviços de revisões. Assim, além do equipamento estar em bom funcionamento, também terá maior valor na hora da revenda, uma vez que o proprietário pode apresentar todo o histórico de manutenção da máquina.

A checagem diária deve envolver componentes do motor, como os filtros de ar, combustível, bombas hidráulicas e da cabine, correias, levando em consideração as horas trabalhadas, tipo de solo e atividade realizada pelo equipamento.

Os filtros devem ser trocados de acordo com as recomendações do fabricante ou quando o trator trabalha em condições não favoráveis como: excesso de poeira, umidade, entre outros. É aconselhável também observar o nível de óleo do motor todos os dias, a pressão do óleo e a cada mil horas trabalhadas proceder a limpeza dos bicos injetores

É preciso também manter os componentes que fazem parte do conjunto em perfeitas condições para garantir a durabilidade dos filtros.

Outra dica é limpar a máscara dianteira (tela do radiador) para averiguar se há poeira e impurezas. Além disso, deve-se verificar diariamente o nível do óleo do motor e do sistema de arrefecimento pela manhã, antes de ligar o trator.

Vale salientar que os prazos das revisões variam, dependendo muito do número de horas trabalhadas e do tipo de atividade que o equipamento executa, se está atuando em condições severas de trabalho ou não.

Cada situação tem as suas peculiaridades e, por isso, é preciso fazer um relatório que deve ser atualizado constantemente com informações sobre o uso do equipamento. Os intervalos de manutenção sempre precisam considerar as condições de trabalho. Em serviços mais severos e com mudanças bruscas de clima, é aconselhável inserir intervalos menores no plano de manutenção.

De qualquer forma, seguindo as recomendações do fabricante do equipamento, além de treinar o operador com frequência para que ele possa estar atualizado com as novas tecnologias e saiba fazer as revisões diárias de vários componentes que interferem no funcionamento dos equipamentos já são ótimas práticas a serem adotadas para manter as máquinas em boas condições de uso, e, desta forma, contribuir para a produtividade no campo.

Acosta revela que os produtores, que desejam criar um sistema de revisão mais aprimorado, podem adotar a manutenção preditiva, uma forma planejada de cuidar das máquinas por meio de avaliação do histórico e que prevê as condições de uso. São relatórios que avaliam as horas trabalhadas e a forma que a máquina é operada, considerando vários aspectos como tipo de solo, entre outros. Por isso, as peças são trocadas com base nesse estudo e não no manual do fabricante. É um método ainda mais apurado e personalizado de cuidar da máquina, para que a mesma tenha vida longa sem apresentar problemas.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/