Notícias

Manutenção Adequada de Tratores

21 de fevereiro de 2022

Manutenção Adequada de Tratores

A manutenção adequada de tratores e máquinas agrícolas ajuda a reduzir os custos da mecanização, além de evitar paradas desnecessárias e redução do tempo de vida útil dos equipamentos.

Dentre as medidas mais efetivas para a redução do custo da mecanização agrícola nos diversos sistemas de produção está a manutenção adequada dos tratores. Como sistemas mecânicos complexos, essas máquinas são constituídas por componentes que exigem cuidados específicos, em momentos adequados, para o correto funcionamento.

A Manutenção pode ser genericamente denominada como o conjunto de cuidados adotados para o funcionamento contínuo e indeterminado de máquinas, ferramentas, equipamentos e estruturas. Para os tratores, esses cuidados são necessários para evitar, além dos custos diretos, relacionados a quebras e às substituições de peças, os indiretos, que são os custos por conta da indisponibilidade do equipamento no momento em que seu uso é necessário. Um exemplo seria a interrupção do trabalho por um vazamento de óleo, cuja solução geralmente é barata de resolver, porém, se isso tiver de ser feito durante a operação de semeadura, o atraso pode gerar grande impacto na produtividade e no lucro.

O desgaste das máquinas está intimamente associado à elevação da temperatura em função da geração do atrito entre seus componentes. A realização da manutenção adequada nos sistemas que impedem a entrada de impurezas nas máquinas eleva expressivamente sua vida útil. No sistema de alimentação de ar a manutenção de filtros limpos, mangueiras e braçadeiras íntegras impede a entrada de poeira no motor, evitando o desgaste prematuro e a perda de potência.

De modo complementar, a limpeza e as trocas dos filtros de diesel impedem a entrada de impurezas que causam entupimentos e desgaste no sistema de alimentação e nos componentes internos do motor, além da perda de potência com consequente aumento do consumo de combustível. A lubrificação adequada, por meio da troca de óleo do motor, do sistema hidráulico e da transmissão, é fundamental para impedir o desgaste prematuro de peças que apresentam contato íntimo e estão expostas a cargas e condições extremas. Mas não apenas as trocas de filtros e dos lubrificantes impedem tais problemas, os cuidados como a limpeza do trator são fundamentais para facilitar a detecção de vazamentos, trincas e danos diversos.

Durante a lavagem, cuidados devem ser tomados de modo a impedir a entrada de água através dos respiros da transmissão, assim como o acúmulo de água nos componentes eletrônicos. Pouco adianta realizar a troca de óleo e manter o sistema hidráulico sem vazamentos se não forem observadas a qualidade do óleo e a presença de impurezas no óleo dos implementos que são acionados pelo trator. A manutenção dos tratores passa, portanto, pela manutenção de equipamentos que são por eles acionados hidraulicamente. No caso da lubrificação feita com graxa, necessária em muitos equipamentos, deve ser realizada periodicamente conforme intervalo apresentado no manual, sendo fundamental atentar para as condições de uso.

Neste aspecto, embora os manuais tragam uma recomendação, em função de condições como: terreno alagado, poeira, palha, temperaturas altas entre outras, pode haver variações. Um exemplo típico é a necessidade de realizar limpeza frequente nos radiadores quando há poeira ou palhiço durante a colheita, impedindo a adequada troca de calor e, com isto, elevando a temperatura do motor e do óleo do sistema hidráulico, o que pode causar danos severos. Outro exemplo é o deslocamento em terrenos alagados, como na produção de arroz.

Fonte: www.revistacultivar.com.br